CI

Saiba as tendências e expectativas para o mercado de fertilizantes

A demanda por fertilizantes continua em um cenário desafiador, com sinais de enfraquecimento em diversos mercados


Demanda permanece em baixa Demanda permanece em baixa - Foto: Canva

A demanda por fertilizantes continua em um cenário desafiador, com sinais de enfraquecimento em diversos mercados. De acordo com os dados do boletim informativo do Itaú BBA, a a demanda permanece em baixa, refletindo-se em poucas variações nos preços dos macronutrientes. O anúncio das licitações indianas por Ureia e dap oferece uma possível perspectiva de aquecimento no mercado, mas a volta da China às exportações de fosfatados pode contrabalançar esse impulso, aumentando a oferta internacional.

Enquanto isso, no mercado de nitrogenados, os preços têm mostrado poucas flutuações. Embora os EUA tenham entrado no mercado como compradores, a Europa ainda não iniciou suas negociações. Todas as atenções estão voltadas para a licitação indiana, embora o anúncio tardio tenha gerado expectativas incertas. No Brasil, a demanda permanece baixa, com poucas atividades de negociação. Quanto aos fosfatados, os preços se mantêm firmes, mas há expectativa de uma nova licitação de dap.

Nos EUA, relatos indicam preços mais baixos devido a uma relação desfavorável para os produtores, o que poderia diminuir a demanda. No Brasil, a demanda segue enfraquecida, em linha com os outros macronutrientes. A possibilidade de a China retomar as exportações de fosfatados pode pressionar os preços para baixo, aumentando o volume disponível no mercado.

No segmento dos potássicos, o mercado continua atento às notícias sobre o contrato de fornecimento de longo prazo pela Índia, embora ainda não haja uma definição clara. Nos EUA, as compras de KCl estão sendo postergadas devido ao clima úmido e frio. Além disso, os estoques elevados na China têm impedido sua entrada no mercado como compradores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.