CI

Colheita de “arroz espacial” tem bons resultados

A textura do “novo” arroz é mais doce e macia, garantem os pesquisadores  


Foto: Divulgação

Ele faz parte da alimentação dos brasileiros e de várias partes do mundo, o arroz. O cereal é o terceiro mais produzido no mundo, a maior produção é da China e por falar nela, os chineses em missão espacial, tiverem bons resultados com as sementes de arroz produzidas no espaço a fim de trazer novas variedades da planta.  

As variedades do grão, foram produzidas a bordo da missão espacial chinesa Shenzhou-12, que ficou no espaço durante três meses em 2021, os tripulantes fizeram uma série de experimentos de reprodução espacial das sementes, entre elas a de arroz. A técnica segundo os “astronautas agricultores” consiste em aproveitar as condições do espaço para criar mutações genéticas que podem ser positivas para as plantas.  

De volta à Terra, os cientistas puderam avaliar as mutações, escolher as que podem gerar maiores colheitas ou não, saber o menor tempo de crescimento e resistência a doenças. As sementes selecionadas foram plantadas para testes rápidos em junho deste ano.  

O “arroz espacial” já teve ótimos resultados segundo Gao Xuegang, presidente da companhia Hubei Jinguang Agricultural Technology. A textura do “novo” arroz é mais doce e macia, garantem os pesquisadores.  

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.