CI

Pulgão das orquídeas

(Cerataphis orchidearum) Culturas Afetadas:

Apresentam formas ápteras e aladas. Os indivíduos ápteros são circulares, convexos, de coloração escura, quase preta, medindo cerca de 1,5 a 2mm de diâmetro. As formas aladas medem cerca de 3mm de comprimento, apresentam a cabeça e o tórax de coloração verde escura e o abdômen amarelo esverdeado. Reproduz-se por partenogênese.

Danos: Tanto as formas ápteras quanto às aladas sugam seiva das folhas novas, inflorescências em formação, flores e frutos. Nas folhas novas, o inseto localiza-se, de preferência, nas dobras dos folíolos, protegendo-se da luz e da chuva. Os pulgões expelem um líquido açucarado que atrai origem ao desenvolvimento da fumagina, causando sensíveis danos, direta e indiretamente. Quando o ataque se verifica em frutos novos, estes não se desenvolvem normalmente.

Controle: Uso de inseticidas sistêmicos em pulverizações ou granulados no solo. O tratamento não deve ser feito durante o florescimento.

Fotos

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.