
Lagarta dos eucaliptos
(Euselasia apisaon) Culturas Afetadas:
Sinônimo: Euselasia eucerus
São borboletas que medem 25 mm de envergadura e apresnetma um acentuado dicromatismo secual, sendo as fêmeas de coloração pardo escura, com manchas brancas nas asas anteriores, e os machos de coloração alaranjada com bordas escuras.
É uma espécie encontrada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Esta lagarta é uma das espécies de especial importância econômica para as áreas plantadas com eucaliptos, provocando geralmente o desfolhamento da planta.
Danos: O ataque na planta inicialmente ocorre por meio das lagartas que raspam a epiderme superior das folhas e, conforme seu crescimento, tornam-se mais vorazes e perfuram de maneira a deixar pequenas aberturas nas folhas da planta atacada. Assim, os danos são provocados porque as lagartas alimentam-se dos tecidos das folhas, o que geralmente provoca a desfolha da planta.
Controle: Recomenda-se utilizar alguns parasitóides específicos para o controle da praga. Outro método que tem se mostrado eficiente é a aplicação de inseticidas biológicos à base de Bacillus thuringiensis. Recomenda-se fazer a aplicação de inseticidas para o controle da praga, registrados para a cultura.