Pústula bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv. glycines)
CI

Pústula bacteriana

(Xanthomonas axonopodis pv. glycines)

Culturas Afetadas:

Phaseolus vulgaris, Glycine max, Vigna unguiculata, Phaseolus sp., Phaseolus lunatus, Macrotyloma uniflorum, Brunnichia cirrhosa.

Sinônimos:

Xanthomonas campestris pv. glycines, Xanthomonas glycines, Xanthomonas phaseoli var. sojensis, Bacterium glycines, Bacterium phaseoli var. sojensis, Phytomonas glycines, Phytomonas phaseoli var. sojense, Pseudomonas glycines, Pseudomonas phaseoli var. sojensis, Xanthomonas phaseoli f.sp. sojensis, Xanthomonas sojae, Xanthomonas sojensis.

É uma bactéria Gram-negativa, com formato de hastes. Atua nas fases de crescimento vegetativo, floração e frutificação, atacando sementes, grãos, folhas, caules, ramos, flores e frutos. A transmissão da bactéria pode ocorrer através de sementes, que não apresentam sintomas. Restos culturais também são uma importante forma de transmissão. A bactéria infecta a planta através de aberturas naturais e ferimentos.  Chuva e vento também transportam a bactéria de uma planta para outra. Umidade do ar elevada e altas temperaturas são fatores que auxiliam no desenvolvimento da praga.

Sintomas:
Os sintomas começam com o surgimento de pequenas manchas nas folhas, não translúcidas, de cor verde-amarelada. Existe uma elevação no centro da mancha de cor amarelo-palha. As manchas tornam-se necróticas com um halo amarelo ao redor. Com o passar do tempo, elas aumentam de tamanho, podendo coalescer e tomar conta de toda superfície foliar. Inicialmente, na parte de baixo da folha existe um elevação esbranquiçada bem no meio da mancha, essa característica possibilita a diferenciação do crestamento bacteriano que causa sintomas semelhantes.

Controle:
A melhor forma de controle da doença é o uso de cultivares resistentes. Algumas medidas como eliminação de restos culturais e uso de sementes saudáveis auxiliam no controle. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Fotos

Nenhum produto encontrado.
  • Não foram encontrados produtos para a sua pesquisa.
  • Você pode tentar novamente utilizando outra grafia para essa palavra.