Trigo tem queda de 27% na área cultivada no Paraná
Lavouras sofrem com clima e geadas

O plantio de trigo foi finalizado no Paraná nesta semana, segundo o relatório semanal de colheita e cultivo divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A área cultivada com o cereal na safra 2024 soma 833,4 mil hectares, o que representa uma redução de 27% em relação ao ciclo anterior, quando foram registrados 1,134 milhão de hectares.
De acordo com o Deral, as lavouras se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento. Em regiões onde a fase predominante é a de frutificação, já foram observados sinais de déficit hídrico, o que acende o alerta para possíveis impactos na produtividade. Além disso, há preocupações com os danos causados pelas geadas recentes.
“O estrago ainda está sendo avaliado, mas já se sabe que áreas semeadas antes do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), especialmente nas regiões mais frias do estado, foram totalmente comprometidas pelas temperaturas negativas”, aponta o relatório.
Nas regiões em que o plantio foi realizado dentro do período ideal e foi concluído mais recentemente, o desenvolvimento das lavouras segue dentro do esperado. Os produtores continuam com os tratos culturais, como o controle fitossanitário e aplicações preventivas de fungicidas e inseticidas. Até o momento, não há relatos de incidência significativa de pragas ou doenças.
A previsão é de que, nas próximas semanas, as condições climáticas continuem influenciando o desempenho das lavouras, especialmente nas regiões mais suscetíveis à falta de chuvas e novas geadas.