Chuvas volumosas atingem Norte, Nordeste e Sul do Brasil nesta semana
A semana de 5 a 12 de maio será marcada por um cenário climático contrastante

A semana de 5 a 12 de maio será marcada por um cenário climático contrastante em todo o Brasil, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no Informativo Meteorológico nº 16/25. Enquanto o tempo permanece estável na maior parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste, áreas específicas do Norte, Nordeste e Sul devem registrar altos volumes de chuva.
Na Região Norte, os maiores acumulados estão previstos para os estados de Roraima e Amapá, com precipitações superiores a 60 mm, favorecidas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Também são esperadas chuvas significativas no Amazonas e no Pará. Nas divisas entre Amazonas, Acre e Rondônia, os volumes variam entre 20 e 40 mm. Já no Tocantins e no sudeste paraense, as chuvas não devem ultrapassar os 10 mm.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
O cenário no Nordeste será igualmente instável em áreas específicas. O noroeste do Maranhão, o litoral da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas poderão registrar chuvas acima de 50 mm. Nas demais áreas da região, os volumes previstos são fracos — abaixo de 20 mm — com possibilidade de ausência total de precipitação em localidades do oeste baiano, sul do Maranhão e do Piauí, onde a umidade relativa do ar tende a cair.
A previsão para o Centro-Oeste indica estabilidade predominante, com exceção do noroeste do Mato Grosso, que pode ter acumulados abaixo de 30 mm, e do oeste do Mato Grosso do Sul, onde são esperadas chuvas isoladas e fracas.
Na Região Sudeste, o tempo deve permanecer estável durante praticamente toda a semana. Pequenas áreas do leste podem registrar chuvas fracas, mas os volumes não serão expressivos.
Já no Sul do país, a passagem de uma frente fria promete trazer chuvas volumosas principalmente ao sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. O norte gaúcho e o centro-oeste catarinense também devem receber volumes moderados, entre 10 e 20 mm. Em grande parte do Paraná e nordeste de Santa Catarina, o tempo será firme.