CI

Soja fecha em baixa em Chicago com chuvas nos EUA

O mercado de soja foi impactado pelas recentes chuvas nos EUA



A cotação de agosto recuou 1,05%, ou US\$ 11,00 centavos/bushel A cotação de agosto recuou 1,05%, ou US\$ 11,00 centavos/bushel - Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira, os contratos de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em queda, refletindo tanto as recentes condições climáticas nos Estados Unidos quanto declarações do ex-presidente Donald Trump. O contrato de soja para julho, referência para a safra brasileira, caiu 1,18%, ou US\$ 12,50 centavos/bushel, fechando a US\$ 1045,50. 

A cotação de agosto recuou 1,05%, ou US\$ 11,00 centavos/bushel, para US\$ 1040,25. O farelo de soja também apresentou queda de 0,47%, com perda de US\$ 1,40 por tonelada, fechando a US\$ 295,50. Já o óleo de soja teve a maior queda entre os contratos, de 1,42%, ou US\$ 0,70 por libra-peso, ficando em US\$ 48,73.

O mercado de soja foi impactado pelas recentes chuvas nos EUA, que ajudaram a melhorar a umidade do solo, favorecendo o primeiro estágio do plantio da soja. Isso gerou a expectativa de que o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) apontasse um avanço rápido na semeadura, o que foi confirmado pelo boletim semanal divulgado após o fechamento do pregão. No entanto, as inspeções de embarques para exportação registraram uma queda de 29,21% em relação à semana anterior, um número abaixo das expectativas do mercado, o que contribuiu para a pressão sobre os preços.

Além dos fatores climáticos e de mercado, as falas de Donald Trump também influenciaram os preços da soja. O ex-presidente afirmou que não reduzirá as tarifas impostas à China, dando um passo atrás nas negociações de comércio com o país asiático, o que aumentou as incertezas sobre a relação comercial entre as duas potências. Essas declarações trouxeram volatilidade ao mercado, contribuindo para a queda dos preços da soja nesta segunda-feira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.