CI

Biopesticida foliar tem resultados promissores

Após ensaios em pomares de pera e macieira na Europa, o produto está em processo de comercialização


O biopesticida foliar desenvolvido no projeto PhageFire utiliza agentes patogênicos naturais O biopesticida foliar desenvolvido no projeto PhageFire utiliza agentes patogênicos naturais - Foto: Pixabay

O projeto PhageFire, apoiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia com um investimento de 3,9 milhões de euros ao longo de quatro anos, desenvolveu um biopesticida foliar para combater a bactéria Erwinia amylovora, que causa danos graves em pomares de frutas de caroço em todo o mundo. Este biopesticida representa uma solução inovadora e eficaz para um problema que antes tinha poucas opções de tratamento efetivo. Os parceiros do projeto conseguiram levar com sucesso essa tecnologia ao mercado.

O biopesticida foliar desenvolvido no projeto PhageFire utiliza agentes patogênicos naturais específicos para combater a bactéria Erwinia amylovora. Esses agentes penetram na bactéria, eliminam-na e se reproduzem internamente, multiplicando a solução na cultura. 

A reprodução dos agentes ocorre quando entram em contato com o grupo de bactérias, gerando mais agentes e aumentando a eficácia do controle da doença. As amostras dos agentes foram isoladas das áreas afetadas e reproduzidas em condições controladas pelo departamento de microbiologia do Centro de Inovação MAAVi da Kimitec. Isso garante a eficácia e durabilidade do produto.

O PhageFire, um biopesticida foliar desenvolvido no âmbito do projeto, é uma solução natural que não afeta a flora nem a fauna auxiliar, permitindo sua disseminação por insetos ou pássaros. Sua aplicação foliar atinge as coberturas vegetais, ampliando organicamente seu alcance e facilitando a condução da cultura ao reduzir os ramos infectados.

 Após ensaios em pomares de pera e macieira na Europa, o produto está em processo de comercialização em países como Espanha, Portugal e outros europeus. O produto, TRI-4FIRE, será comercializado pela Kimitec. O PhageFire não só oferece uma solução revolucionária para o controle do fogo bacteriano em árvores de fruto de caroço, mas também demonstra um compromisso sólido com a pesquisa e inovação agrícola apoiado pela União Europeia e pelo programa Horizon 2020.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.