CI

Consumo de pescados aumenta durante a Quaresma

Aumento nos preços da tilápia


Foto: Pixabay

Durante o período da Quaresma, que antecede a Páscoa, tradicionalmente há um aumento no consumo de pescados, uma prática cultural que remonta a substituição de proteínas como carne bovina e suína pelos cristãos, especialmente os católicos. Segundo pesquisa do Datafolha em 2020, os católicos representam cerca de 50% da população brasileira.

Esses dados foram destacados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 23 a 29 de fevereiro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

No entanto, neste ano de 2024, os consumidores paranaenses estão enfrentando preços mais altos pela carne de tilápia, principal item produzido no Estado. Segundo a pesquisa de preços no varejo realizada pelo Deral, o quilo do filé estava sendo comercializado em fevereiro de 2024 por R$ 52,16, marcando um aumento de 3% em comparação ao mesmo período de 2023. No entanto, quando comparado aos preços de janeiro de 2024, houve uma queda de 4,5%.

Além disso, a pesquisa do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) realizada pelo IBGE indicou uma inflação acumulada nos últimos 12 meses, até janeiro de 2024, de 21,71% para a carne de tilápia na região metropolitana de Curitiba e um aumento de 9,96% no cenário nacional.

Apesar desses aumentos nos preços, durante a Quaresma, os consumidores podem encontrar excelentes ofertas de pescados, já que as grandes redes de supermercados costumam ampliar consideravelmente seus estoques, aumentando assim as chances de encontrar ofertas especiais, inclusive com valores mais vantajosos do que em 2023.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.