CI

Exportações do agro alcançam USD 11,64 bi

O agronegócio brasileiro continua desempenhando um papel crucial na economia nacional


O complexo sucroenergético testemunhou um aumento expressivo O complexo sucroenergético testemunhou um aumento expressivo - Foto: Divulgação

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram USD 11,64 bilhões em fevereiro, representando um aumento de 19,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar de uma leve queda de 0,34% em comparação com janeiro.

No setor da soja, tanto os grãos quanto o farelo apresentaram aumentos significativos no volume exportado em comparação com o ano anterior. As proteínas animais, como carne bovina, suína e de frango, também registraram crescimento nas exportações.

O complexo sucroenergético testemunhou um aumento expressivo nas exportações de açúcar bruto e refinado em fevereiro, impulsionado pela liberação do estoque de adoçante, refletindo um movimento dinâmico do mercado. No entanto, chama atenção o fato de que não houve exportações de etanol durante o mesmo período, possivelmente influenciadas por condições específicas de oferta e demanda ou por questões logísticas.

Em contrapartida, enquanto as exportações de milho mostraram uma queda em fevereiro, as exportações de algodão destacaram-se ao registrar um aumento significativo em volume. Esse aumento, embora ocorra em meio a uma diminuição nos preços médios, ressalta a resiliência e competitividade do setor algodoeiro brasileiro nos mercados internacionais, sugerindo uma demanda crescente por esse produto.

Apesar das flutuações nos volumes exportados e nos preços médios, o agronegócio brasileiro continua desempenhando um papel crucial na economia nacional. As perspectivas futuras permanecem favoráveis, com a demanda global por produtos agrícolas e proteínas animais mantendo-se robusta, embora desafios como variações climáticas e questões logísticas possam influenciar os resultados nos próximos meses.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.