CI

Preço do leite ao produtor registra a quarta alta consecutiva

Os laticínios têm enfrentado dificuldades em repassar a valorização da matéria-prima nas negociações


Foto: Pixabay

Dados recentes da Scot Consultoria revelam que o preço do leite pago ao produtor alcançou sua quarta alta consecutiva no pagamento de março, referente ao leite entregue em fevereiro. A alta foi de 2,8% em relação ao mês anterior, equivalente a um acréscimo de R$0,06 por litro. Apesar dessa recuperação, quando comparado ao mesmo período do ano anterior (março de 2023), o preço do leite apresentou uma queda de 8,8%.

O aumento no preço ao produtor, iniciado em dezembro de 2023, é atribuído à menor oferta de matéria-prima no campo, intensificando a disputa entre os laticínios e cooperativas.

O Índice de Captação nacional registrou uma queda de 4,2% em fevereiro em comparação com janeiro. Para março, os dados parciais indicam que o Índice de Captação deverá seguir o mesmo movimento, com uma redução de 2,0%.

Apesar do bom suporte proporcionado pelas pastagens, as margens apertadas dos produtores nos últimos meses têm levado a um menor investimento dentro das propriedades, o que contribui para a redução na captação de leite.

Para o pagamento a ser realizado em abril, referente à produção entregue em março, as expectativas variam entre estabilidade e alta. De acordo com a pesquisa da Scot Consultoria, 60,1% dos laticínios consultados preveem estabilidade nos preços, enquanto 38,0% antecipam alta. Apenas 1,8% indicam uma possível queda. Os laticínios têm enfrentado dificuldades em repassar a valorização da matéria-prima nas negociações, o que tem limitado os aumentos nos preços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.