CI

Mapeamento detalha a Bacia Hidrográfica Paraná III

Estudo subsidiará pesquisas e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável no Paraná


Foto: Pixabay

Um amplo estudo realizado pela Embrapa Florestas, com o apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) e suporte financeiro do Governo do Estado do Paraná e Itaipu Binacional, resultou no mapeamento detalhado da hidrografia da Bacia Hidrográfica Paraná III (BHP III), situada na região oeste do estado. Esse estudo inovador utilizou uma escala de 1:5.000, proporcionando um nível de detalhe sem precedentes.

De acordo com dados da Embrapa, esse nível de detalhe permitiu a visualização precisa de lagos, nascentes e rios, desde os menores até os mais expressivos, bem como seus padrões de distribuição. Esse mapeamento representa uma evolução significativa em relação aos mapas hidrográficos pré-existentes, que possuíam escalas de 1:50.000 ou menores, incapazes de fornecer os detalhes necessários para uma análise aprofundada da bacia.

Com uma base de dados robusta disponibilizada na plataforma GeoInfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa, o novo mapa hidrográfico poderá subsidiar diversas pesquisas e colaborar efetivamente para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Oeste do Paraná.

A Bacia Hidrográfica Paraná III abrange uma área de quase 8 mil km² e destaca-se no setor agropecuário brasileiro pela produção de grãos e proteína animal. Composta por aproximadamente 4.800 rios, essa bacia alimenta o reservatório de Itaipu, onde está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Segundo Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa responsável pelo estudo, o mapeamento detalhado da hidrografia da BHP III na escala de 1:5.000 representa um avanço significativo. Esse detalhamento foi fundamental para a execução do Projeto PronaSolos (Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil) no Paraná, que exigia um nível de precisão específico para a representação da vegetação protetiva de rios.

O estudo caracterizou diversos aspectos em cada um dos cinco subplanaltos que compõem a BHP III, incluindo geologia, geomorfologia, solos, vegetação fluvial e densidade de drenagens. Além disso, proporcionou avanços na avaliação das densidades de drenagem por unidade de área, relacionadas ao grau de dissecação da paisagem e à ocupação por solos distintos.

O processo de vetorização da rede de drenagem da BHP III envolveu a análise e interpretação de imagens de satélite com o uso de software de geoprocessamento (ArcGIS®). Nas imagens, foram identificadas nascentes e rios que aparecem mesmo em períodos de estiagem, representando a maior parte da rede de drenagem. O estudo também utilizou recursos de visualização tridimensional e tratamento por sombreamento das imagens para diferenciar os tipos de canais de drenagem e identificar áreas com vegetação florestal mais densa.

Esse mapeamento detalhado da hidrografia da Bacia Hidrográfica Paraná III é um marco importante para o planejamento e gestão ambiental da região, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável do Oeste do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.