CI

SOJA: lavouras tardias com produtividades excepcionais

Com menos de 25% das lavouras ainda em campo, colheita progride


A colheita da soja caminha para o final, com destaque para os desafios climáticos e as boas produtividades em algumas regiões A colheita da soja caminha para o final, com destaque para os desafios climáticos e as boas produtividades em algumas regiões - Foto: United Soybean Board

De acordo com o boletim de monitoramento de safra da Conab,  a colheita da soja avança em mais de 75% das áreas monitoradas, com as lavouras mais tardias registrando produtividades boas. Contudo, em algumas regiões, que historicamente colhem mais tarde, as chuvas estão trazendo interrupções pontuais.

Em Mato Grosso, a colheita da soja está em andamento, principalmente em áreas que necessitaram de replantio ou que foram semeadas em janeiro, destacando a adaptabilidade dos produtores às condições climáticas variáveis.  Já no Rio Grande do Sul a maioria das lavouras está passando pelo enchimento de grãos e maturação, com a colheita evoluindo, apesar de algumas paralisações causadas por chuvas. Essas interrupções não impediram o registro de boas produtividades na região.

No Paraná, o clima seco tem sido um fator favorável para a colheita, permitindo um avanço significativo das atividades no campo, condição favorável apenas para a soja.

Contrastando com essa realidade, em Goiás e Minas Gerais, as chuvas têm atrasado a colheita e impactado negativamente a qualidade dos grãos. No Mato Grosso do Sul, a colheita progride bem, seguindo o ritmo de maturação das lavouras. 

Enquanto na Bahia, as produtividades alcançadas têm superado as expectativas, evidenciando uma safra com boas perspectivas. São Paulo enfrenta um cenário menos otimista, com a colheita finalizada e resultados bem abaixo do esperado, refletindo desafios específicos dessa região.

Tocantins e Maranhão mostram um avanço na colheita, chuvas frequentes estão interrompidas. O Piauí destaca-se por lavouras com boas condições de desenvolvimento, refletindo em produtividades favoráveis.

No Pará, a colheita ocorre em todo o estado, mas o excesso de chuvas em algumas regiões compromete a evolução dos trabalhos.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 01 a 07 de abril de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

 

Pode-se dizer que ¾ da safra 2023/24 está definida, com as operações de colheita sendo registradas em pelo menos 76,4% das áreas monitoradas. No Centro-Oeste e Sudeste as operações estão em vias de fato, ao passo que em áreas do Nordeste e região Sul ainda avançam nas operações.  

As lavouras restantes estão em maturação e finalizando o enchimento de grãos, com a maioria dessas se concentrando no sul do Brasil.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

  • Tocantins: Crescimento de 9% na semana (de 76% para 85%), mas ainda abaixo dos 96% da safra anterior.
  • Maranhão: Aumento de 4% na semana (de 40% para 44%), significativamente atrás dos 60% da safra anterior.
  • Piauí: Avanço de 18% na semana (de 44% para 62%), porém ainda inferior aos 76% da safra anterior.
  • Bahia: Progresso de 15% na semana (de 50% para 65%), ligeiramente acima dos 62% da safra anterior.
  • Mato Grosso: Incremento de 1.6% na semana (de 96.2% para 97.8%), próximo aos 100% da safra anterior.
  • Mato Grosso do Sul: Crescimento de 2% na semana (de 94% para 96%), um pouco abaixo dos 98% da safra anterior.
  • Goiás: Aumento de 4% na semana (de 79% para 83%), ainda distante dos 93% da safra anterior.
  • Minas Gerais: Avanço de 4% na semana (de 71% para 75%), abaixo dos 86% da safra anterior.
  • São Paulo: Conclusão da colheita (de 95% para 100%)
  • Paraná: Progresso de 6% na semana (de 87% para 93%), um pouco acima dos 90% da safra anterior.
  • Santa Catarina: Avanço de 6% na semana (de 36% para 42%), ainda muito atrás dos 23% da safra anterior.
  • Rio Grande do Sul: Crescimento de 10% na semana (de 6% para 16%), superior aos 12% da safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.