CI

Produção recorde de feijão indica colheita expressiva no Paraná

9% da área da segunda safra já foi colhida


Foto: Canva

Com 9% da área da segunda safra já colhida e 35% das lavouras em maturação, as previsões se confirmam para uma produção recorde de feijão no Paraná. Apesar dos temores relacionados às lavouras mais tardias, especialmente em relação à qualidade, a expectativa atual é de uma colheita de 774 mil toneladas em uma área recorde de 402 mil hectares, revisada neste mês para um aumento de 36% em comparação com a safra anterior.

Os relatórios do Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborados pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), confirmam que a colheita está em andamento de forma satisfatória. Além disso, as últimas chuvas contribuíram para melhorar o aspecto das lavouras, que enfrentaram desafios como doenças e o calor excessivo durante o ciclo de crescimento.

Na primeira safra, afetada por problemas de nebulosidade e excesso de chuva, a produção atingiu 171 mil toneladas, 22% abaixo do potencial esperado. Adicionalmente, está prevista uma pequena terceira safra, que acrescentará mais mil toneladas à produção total. Combinadas à expressiva segunda safra, a produção estadual de feijão poderá totalizar 947 mil toneladas, representando um aumento de 39% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 682 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.