CI

Gripe aviária: quatro países retiram restrições à carne de aves do Brasil

Mercado externo reabre para aves brasileiras após restrições



Foto: Divulgação

Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita suspenderam as restrições temporárias à importação de carne de aves do Brasil, após a confirmação do fim do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrado em Montenegro (RS).

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualmente o Brasil mantém exportações livres de restrições para países como África do Sul, Argentina, México, Reino Unido, Vietnã, entre outros.

Já nações como China, União Europeia, Canadá, Malásia, Paquistão e Timor-Leste mantêm a suspensão total das compras de carne de aves brasileiras.

Outros países aplicam restrições parciais. Armênia, Rússia, Ucrânia e Omã, por exemplo, limitam a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul. O Japão restringe apenas importações oriundas de Campinápolis e Santo Antônio da Barra, enquanto Maurício, Uzbequistão, Suriname e São Cristóvão e Nevis aplicam a medida a zonas específicas.

O modelo de restrição limitada, chamado de regionalização, segue o que determina o Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e o Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.