CI

Milho safrinha: chuvas beneficiam lavouras

Precipitações trazem alívio para os produtores, mas ainda demanda atenção


Milho safrinha em fase de desenvolvimento, impulsionado por chuvas em diversas regiões do Brasil Milho safrinha em fase de desenvolvimento, impulsionado por chuvas em diversas regiões do Brasil - Foto: Divulgação

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas regulares em boa parte do país estão favorecendo o desenvolvimento do milho safrinha, com destaque para os estados de Mato Grosso, Paraná e Goiás. As condições climáticas positivas indicam um cenário promissor para a próxima colheita, com potencial aumento na produção final em diversas regiões.

Em Mato Grosso, o relatório aponta que as chuvas regulares têm favorecido o desenvolvimento do milho safrinha na maioria do estado, trazendo um cenário positivo para a próxima colheita.

Já no Paraná, as precipitações recentes melhoraram significativamente para a recuperação das atividades que anteriormente superaram um déficit hídrico, melhorando as expectativas de produtividade.

No Mato Grosso do Sul, especificamente nas regiões do Centro-Norte, as atividades estão em excelente fase de desenvolvimento. Ao contrário, no Centro-Sul e Sudeste do estado, ainda se observa uma restrição hídrica que pode impactar o rendimento das culturas. 

Em Goiás, as áreas que estão no estágio de abastecimento de grãos foram beneficiadas por precipitações recentes, o que sugere um aumento potencial na produção final.

São Paulo também recebeu chuvas que favoreceram o desenvolvimento das culturas de milho, enquanto em Minas Gerais as condições melhoraram, com as plantações se mantendo em boas condições. 

No Nordeste, especificamente no Piauí e no Maranhão, as boas precipitações favoreceram o desenvolvimento das culturas, um sinal promissor para os produtores da região.

No Tocantins, vários trabalhos já entraram na fase reprodutiva e a maioria apresenta bom desenvolvimento, uma fase crucial para determinar os rendimentos futuros.

No Pará, ainda ocorre o plantio no polo de Santarém, mas as atividades que já foram prospectivas mostram bom desenvolvimento, impulsionadas pelas condições climáticas projetadas.

Semana de 08 a 14 de abril de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 99,9%

Fonte: Conab

As lavouras de milho safrinha no país ainda estão nos estágios iniciais, em grande parte do país. Sendo que 39,8% ainda estão em desenvolvimento vegetativo, ao passo que 42,1% estão no estádio de explosão.

O estádio é altamente sensível às variações de tempo, especialmente no que diz respeito à restrição hídrica. Deste modo, alguns trabalhos do norte do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo, Norte de Minas e centro-sul da Bahia estão enfrentando limitações no potencial produtivo da cultura, justamente devido às condições de chuvas mais escassas e temperaturas relativamente mais elevadas.

Progresso do plantio:

  • São Paulo: Conclusão do plantio nesta semana, alcançando 100% (de 95% para 100%). Comparado à safra anterior, não há mudança significativa, mantendo-se igual (95% para 100%).
  • Minas Gerais: Aumento de 2% no plantio, alcançando 97% (de 95% para 97%). Em comparação com a safra anterior, há um nível reduzido na cobertura de plantio neste mesmo período (100%).
  • Maranhão: Recuperação completa do plantio nesta semana, atingindo 100% (de 99% para 100%). Comparado à safra anterior, manteve-se consistente, alcançando totalidade na mesma fase.
  • Mato Grosso do Sul: Aumento de 1,8% no plantio, chegando a 99,8% (de 98% para 99,8%). Praticamente igual à safra anterior, onde também se mudou da totalidade (100%).

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.