Milho e soja avançam bem nos EUA
Iowa mantém alta qualidade da safra de milho

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, nesta terça-feira (29), o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin com dados sobre o desenvolvimento das lavouras de milho e soja até 27 de julho. De acordo com a publicação, 76% da safra de milho do país atingiu o estágio de espigamento, um ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado, mas um ponto abaixo da média dos últimos cinco anos.
O boletim indica ainda que 26% do milho estava no estágio de massa, número dois pontos percentuais inferior ao registrado há um ano, embora dois pontos acima da média histórica. Quanto à qualidade, 73% do milho foi classificado como bom a excelente, uma redução de um ponto em relação à semana anterior. Em Iowa, principal estado produtor, 87% da safra foi classificada nessa faixa de qualidade.
Com relação à soja, o USDA informou que 76% das lavouras atingiram o estágio de floração, dado que representa um ponto percentual a mais do que em igual período do ano passado e que está em linha com a média dos últimos cinco anos. Cerca de 41% da safra iniciou a formação de vagens, percentual um ponto abaixo tanto do ano anterior quanto da média histórica. Ainda assim, 70% da soja foi avaliada como boa a excelente, resultado que representa um aumento de dois pontos percentuais em relação à semana anterior.