Influenza: Gripe aviária leva 21 países a suspender importações
Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores

Após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro (RS), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou nesta quinta-feira (22) a lista de países que suspenderam total ou parcialmente as importações de carne de aves do Brasil.
De acordo com a pasta, 21 países implementaram suspensão total das importações, entre eles China, União Europeia, México, Coreia do Sul, África do Sul e Canadá. Outros 11 países restringiram as compras especificamente ao Estado do Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia. Já os Emirados Árabes Unidos e o Japão optaram por suspender as importações apenas do município de Montenegro, onde o foco foi registrado.
O ministério informou que Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reavaliaram suas restrições e limitaram a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul, retirando o bloqueio nacional previamente imposto.
“O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso”, afirmou o órgão, em nota. Segundo o ministério, as medidas visam garantir a segurança sanitária e a retomada gradual das exportações.
O Mapa também reforçou que não há risco à saúde humana no consumo de carne de aves e ovos, mesmo diante do foco de gripe aviária identificado. A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade não é transmitida por meio da ingestão desses alimentos devidamente preparados.