CI

Preço impulsiona vendas de milho em Mato Grosso

Vendas de milho ganham ritmo em abril



Foto: Divulgação

Segundo o levantamento semanal divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (12), a comercialização da safra 2023/24 de milho em Mato Grosso chegou a 99,17% da produção total em abril. O resultado representa avanço de 0,24 ponto percentual em relação ao mês anterior e indica o encerramento próximo do ciclo de vendas.

Para a safra 2024/25, o Imea informou que 45,04% da produção esperada já foi negociada até abril, o que representa um crescimento de 4,73 pontos percentuais na comparação com março. Segundo o instituto, esse avanço foi impulsionado pela valorização de 2,28% no preço médio da saca de milho, que passou a ser comercializada a R$ 47,71. “A definição mais clara do volume a ser produzido também contribuiu para o aumento nas vendas”, destacou o relatório.

Mesmo com o desempenho superior ao da safra passada — 12,29 pontos percentuais à frente —, o índice atual de vendas ainda está 11,97 pontos abaixo da média registrada nos últimos cinco anos.

A comercialização da safra 2025/26 também apresentou avanço. O Imea apurou que 3,81% da produção estimada já foi negociada, com alta de 2,13 pontos percentuais em abril em relação a março. O movimento acompanha uma valorização de 6,03% no preço médio da saca, que ficou em R$ 46,09. Esse patamar está 2,35 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ciclo anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.