CI

Livro aborda controvérsias da propriedade intelectual

O livro ressalta a importância tanto das instituições públicas quanto das empresas privadas para a inovação na agricultura


O livro busca oferecer uma abordagem didática, O livro busca oferecer uma abordagem didática, - Foto: Canva

Recentemente lançado pela ideiaD, o livro "Propriedade Intelectual, Royalties e Inovação na Agricultura" coloca em foco a inovação como peça central para o desenvolvimento, além de discutir as controvérsias em torno do papel da propriedade intelectual (PI) na agricultura brasileira. O texto aborda condições, incentivos, riscos e regras do jogo da inovação, beneficiários e distribuição dos benefícios entre os stakeholders, além das dificuldades enfrentadas por empresas e produtores.

Polêmicas surgem devido à complexidade dos temas e às diferentes visões e interesses dos atores envolvidos. Muitas vezes, vieses ideológicos distorcem a análise, gerando propostas que podem prejudicar pessoas, empresas e a sociedade em geral. As discussões sobre patentes, royalties e inovação biotecnológica na agricultura são particularmente sensíveis.

O livro busca oferecer uma abordagem didática, sem simplificações que possam distorcer a compreensão sobre PI, preço de tecnologias protegidas e pagamentos de royalties. Destaca-se que as patentes não conferem poder de mercado especial às empresas, e que inovações geralmente envolvem diversos ativos além das patentes.

Um ponto importante é a relação entre PI e estímulo à pesquisa e desenvolvimento (P&D). Investimentos em P&D são cruciais para inovação, mas também carregam altos riscos e custos elevados devido à incerteza dos resultados. A PI não garante o lucro das empresas, mas incentiva o assumir de riscos necessários para a inovação.

O livro ressalta a importância tanto das instituições públicas quanto das empresas privadas para a inovação na agricultura. A legislação brasileira é vista como equilibrada na proteção dos direitos dos inventores, melhoristas e produtores, embora as controvérsias frequentemente se concentrem nos prazos de validade das patentes e nos valores dos royalties.

A determinação dos royalties é discutida em detalhes, destacando que o valor é definido pelo detentor da tecnologia com base nos benefícios que esta traz, nos investimentos em P&D e nas condições de mercado. A rápida adoção de sementes biotecnológicas no Brasil sugere uma dinâmica de ganha-ganha entre produtores e empresas, evidenciando a importância de manter os incentivos para o desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.