Soja x Milho: clima e risco de La Niña seguem no radar do agronegócio
Projeções para milho e soja seguem inalteradas em setembro

A StoneX manteve inalteradas as projeções para a safra de soja e de milho da primeira safra 2025/26 no relatório de setembro. Para a soja, cujo plantio ainda não começou, a expectativa é de safra recorde, estimada em 178,2 milhões de toneladas. O relatório destacou que também se espera produtividade recorde. No caso do milho da primeira safra, a produção está projetada em 25,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 0,5% em relação ao ciclo anterior.
Segundo a StoneX, “como ainda é cedo para mudanças substanciais nas perspectivas — no caso da soja, o plantio ainda não começou, e o do milho está no início — o clima permanece como ponto de atenção”. O relatório observou ainda que cresceram as chances de ocorrência do fenômeno La Niña na primavera, o que pode trazer padrão mais seco para o sul do país e impactar tanto a oleaginosa quanto o cereal.
A estimativa para o milho safrinha 2024/25, praticamente todo colhido no Brasil, também foi mantida, em 111,7 milhões de toneladas, de acordo com o relatório.