CI

Chuvas freiam plantio e colheita na Argentina

O trigo foi beneficiado pelo fenômeno de Santa Rosa



O trigo foi beneficiado pelo fenômeno de Santa Rosa O trigo foi beneficiado pelo fenômeno de Santa Rosa - Foto: Seane Lennon

As chuvas continuam sendo protagonistas da campanha agrícola na Argentina, afetando tanto a colheita de inverno quanto o início da semeadura de verão. Segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), a semeadura de girasol avançou apenas 3,4 pontos percentuais na última semana, atingindo 22,7% das 2,6 milhões de hectares previstas. No NEA, o plantio está quase concluído e o desenvolvimento inicial ocorre em condições de umidade favoráveis, enquanto no Centro-Norte de Santa Fe, as lavouras avançaram rápido antes das chuvas recentes. 

O trigo foi beneficiado pelo fenômeno de Santa Rosa, que cobriu grande parte da área no oeste agrícola, melhorando as perspectivas do cereal. Apesar de 27,3% da superfície apresentar excesso hídrico, concentrado no leste e sul, 98% das lavouras permanecem em condição Normal a Excelente, especialmente 26,9% da área que já alcançou o estágio de encañazón. A recorrência das chuvas preocupa, mas o impacto nos cultivos de inverno é positivo diante da crescente demanda por água nos estágios reprodutivos.

Na cevada, as precipitações melhoraram a umidade do solo, embora tenham provocado anegamentos pontuais no leste e sudeste bonaerense. Atualmente, 82% dos lotes apresentam condição hídrica Adequada ou Ótima, e 93% das lavouras estão em estado Normal ou Bom. Fenologicamente, 76% das áreas estão em pleno desenvolvimento, com avanços nos planos de fertilização nitrogenada, especialmente nos núcleos cevadeiros do sul, que representam 70% da área total.

A colheita do milho 2024/25 avançou lentamente devido às chuvas, atingindo 98,5% da área estimada, com rendimento médio nacional de 72 qq/ha, mantendo a projeção de 49 milhões de toneladas. A semeadura da safra 2025/26, prevista para crescer 9,9% em área, segue lenta por excesso hídrico, mas a retomada das atividades é esperada em breve no centro e sul de Santa Fe, Entre Ríos e leste de Córdoba.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.