Tocantins projeta 5º maior crescimento do PIB em 2025
Economia do Tocantins avança com agro e serviços

Tocantins deverá apresentar o quinto maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros em 2025. A projeção é de avanço de 3,8% no ano, segundo relatório da Resenha Regional, divulgado pelo Banco do Brasil no dia 8 de maio. O desempenho estimado posiciona o estado acima da média nacional, que é de 2,2% para o mesmo período.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que o resultado projeta a consolidação de um ciclo de desenvolvimento no estado e que o agronegócio segue como carro-chefe desse desempenho. “Esses números confirmam que o Tocantins tem trilhado o caminho certo, com responsabilidade fiscal, investimento em infraestrutura, incentivo ao setor produtivo e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, com destaque para o agro. Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério”, pontua o chefe do Executivo.
O relatório aponta que Mato Grosso deve liderar o crescimento econômico do país em 2025, com 5,8%, seguido por Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás. A posição do Tocantins no ranking confirma a trajetória de expansão observada nos últimos anos, com destaque para os setores de serviços e agropecuária.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, avalia que o resultado pode ser ainda superior ao projetado. “A projeção do Banco do Brasil aponta que o Tocantins está entre os cinco estados que mais crescem no país, mas vejo que o nosso momento econômico é ainda mais positivo. Acredito que iremos ultrapassar essa projeção com números ainda melhores, tendo em vista a supersafra de 2025 e todos os investimentos do Governo do Estado nas mais diferentes áreas, para fomentar o desenvolvimento e o crescimento no Tocantins”, afirmou. Segundo ele, fatores como a expectativa de uma supersafra em 2025 e os investimentos públicos em diferentes áreas podem elevar o desempenho do estado além do estimado.