Porto do Rio Grande cresce 6,4% no semestre
O crescimento foi impulsionado pela alta nas exportações de milho, arroz e farelo

O Porto do Rio Grande movimentou 19,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, registrando alta de 6,42% em relação ao mesmo período de 2024. Este é o melhor desempenho semestral do terminal desde 2021 e representa 96% de toda a carga operada nos portos públicos do Rio Grande do Sul.
O crescimento foi impulsionado principalmente pela alta nas exportações de milho, arroz e farelo de soja, que reforçaram a importância do terminal na logística do agronegócio gaúcho. O desempenho puxou para cima os números totais da Portos RS, que administra também os portos de Pelotas e Porto Alegre. Juntos, os três movimentaram 20,4 milhões de toneladas entre janeiro e junho, aumento de 5,23% em relação ao ano anterior.
Pelotas apresentou alta de 8,75%, com destaque para o embarque de madeira, totalizando 580,3 mil toneladas. Já Porto Alegre teve retração, operando 146,7 mil toneladas. No total, os três portos públicos gaúchos receberam 1.894 embarcações no semestre, sendo 1.563 delas atracadas no Porto do Rio Grande.
Entre os tipos de carga movimentada, o granel sólido lidera com 11,5 milhões de toneladas (56,3% do total), seguido por carga geral (7,3 milhões) e granel líquido (1,6 milhão). O resultado consolida o Porto do Rio Grande como eixo fundamental da logística portuária no sul do país, com papel estratégico na retomada econômica do Estado.
“Este é o melhor resultado do Porto do Rio Grande desde o primeiro semestre de 2021. Voltamos a operar acima de 19 milhões de toneladas, o que reafirma a capacidade do porto público e terminais em sustentar a retomada econômica e atender às demandas logísticas do estado”, destaca Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.