CI

AgroBrasília 2025 debate nova era das feiras agro no AiTec

O painel realizado na abertura oficial do AiTec



Foto: Divulgação

O painel “A nova era das feiras agrícolas do Brasil”, realizado na abertura oficial do Ambiente de Inovação e Tecnologia (AiTec), foi um dos destaques da tarde desta terça-feira (20), na AgroBrasília 2025. Reunindo representantes de cooperativas que lideram iniciativas de inovação no agro, o debate contou com a presença de José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF; Robson Pessoa, executivo de negócios da Coopersystem; e José Rodrigues Neto, responsável pela área de inovação da Coopavel.

Com visões complementares, os painelistas defenderam o papel cada vez mais estratégico das feiras agropecuárias como plataformas de inovação, transferência de conhecimento e construção de conexões.

Segundo José Rodrigues Neto, da Coopavel, eventos como o AiTec são essenciais para acelerar a adoção de novas tecnologias no campo: “Quem visita esse espaço sai energizado, com boas ideias e, muitas vezes, bons negócios. Se eu tivesse uma startup pronta para empreender, de forma alguma ficaria de fora.” Ele também destacou a evolução das feiras agrícolas desde os anos 1980 e lembrou que o Show Rural Coopavel foi uma das iniciativas pioneiras nesse formato mais técnico e democrático. “O agro representa um terço do nosso PIB. Quando as feiras ajudam o produtor a adotar tecnologia com mais rapidez e menor custo, isso se traduz em produtividade, lucratividade e crescimento para todo o setor.”

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, defendeu uma ampliação da visão tradicional sobre o sucesso das feiras: “Costumamos medir uma feira pelos negócios fechados, mas esse não deve ser o único critério. A feira é também um espaço de transferência de tecnologia e de conhecimento.” Ele destacou que o painel proporcionou uma discussão rica sobre os caminhos para fortalecer os ambientes de inovação dentro das feiras e sobre como essas estruturas podem evoluir.

Já Robson Pessoa, da Coopersystem — cooperativa de tecnologia com mais de 450 cooperados —, ressaltou a transformação digital como base dessa nova fase das feiras agro. Segundo ele, eventos como o AiTec simbolizam essa mudança de perfil: de vitrines comerciais para hubs itinerantes de inovação. “Hoje, as feiras reúnem startups, redes de inovação e soluções em conectividade, dados e inteligência artificial que estão transformando o agronegócio”, concluiu.

O painel reforçou a proposta do AiTec de posicionar a AgroBrasília como uma vitrine de tecnologia de ponta, alinhada aos novos rumos do agronegócio nacional e ao fortalecimento da intercooperação entre iniciativas regionais e nacionais.

Serviço

Feira AgroBrasília 2025

Data: terça-feira a sábado – 20 a 24 de maio
Horário:8h30 às 18h
Local:Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.