CI

Ferrovia Norte-Sul impulsiona exportação de soja

Exportação de soja cresce via ferrovia no Maranhão



Foto: Pixabay

Os embarques de soja da safra 2024/2025 pelo Maranhão já começaram e devem seguir até o segundo semestre, informou a edição de abril do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde fevereiro, o escoamento ocorre principalmente pela Ferrovia Norte-Sul, no corredor logístico Norte, operado pela empresa VLI, que conecta o terminal logístico de Porto Franco (MA) ao terminal portuário de São Luís.

“A exportação ocorre via sistema multimodal da VLI, integrando ferrovias, portos e terminais, com destaque para os volumes oriundos de Tocantins, Piauí e Maranhão”, destacou a Conab no boletim. O órgão apontou crescimento na produção da safra 2024/2025, o que deve aumentar a movimentação logística, especialmente de soja e milho.

A Conab alertou que a movimentação de milho no Maranhão precisará ser reavaliada por causa da atuação da Inpasa, biorrefinaria instalada em Balsas. A unidade tem capacidade de processar 1 milhão de toneladas de cereais por ano para produção de etanol, DDGS, óleo vegetal e energia elétrica. “A atuação da Inpasa deve reajustar a oferta de milho em grãos para o mercado interno e pode impactar os volumes destinados à exportação pelo Terminal Graneleiro, no Porto do Itaqui”, afirmou o boletim.

A Conab indicou que a demanda da Inpasa já afeta o mercado regional. “O preço da saca de 60 quilos já alcançou R$ 103 na zona produtora de Nova Colinas, próxima a Balsas, reflexo da atuação da equipe de compras da empresa”, apontou o boletim.

Com parte do milho sendo absorvida pela indústria local, a Conab registrou queda no frete de grãos no último mês, variando entre 10% e 13%. “O preço médio do frete de Balsas para São Luís está em torno de R$ 230 por tonelada”, informou.

O boletim também destacou o desempenho do Porto do Itaqui, que registrou o maior volume de movimentação para o mês de março em sua história. Foram movimentadas 3,293 milhões de toneladas, 9,3% acima do previsto e 14% superiores ao mesmo mês do ano anterior. “Os granéis sólidos totalizaram 2,357 milhões de toneladas, com a soja representando 1,918 milhão de toneladas, reafirmando a liderança do grão na exportação”, concluiu a Conab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.