CI

Chuvas favorecem lavouras tardias

"As chuvas em fevereiro contribuíram para a manutenção da umidade do solo"


“As próximas duas semanas devem ser de boas chuvas sobre a maior parte do Brasil" “As próximas duas semanas devem ser de boas chuvas sobre a maior parte do Brasil" - Foto: Pixabay

Durante fevereiro, o Brasil experimentou chuvas intensas, especialmente na região Centro-Norte, com acumulados superiores a 150 mm em grande parte do país, segundo o Itaú BBA, o que favoreceu as lavouras tardias. As temperaturas aumentaram, atingindo máximas acima de 30°C em todo o território nacional.

“No MATOPIBA e norte do Rio Grande do Sul, as chuvas em fevereiro contribuíram para a manutenção da umidade do solo e seguiram favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja. Os bons volumes de chuva registrados em fevereiro e no início de março foram responsáveis por estancar os danos às atuais safras de soja e milho, depois de um
período de clima seco e quente em janeiro que ameaçou trazer prejuízos à safra da Argentina”, indica, em seu último relatório.

Em fevereiro, na Região Centro-Oeste, as maiores temperaturas foram registradas no Mato Grosso do Sul, com máximas acima de 35°C. No Sudeste, áreas do oeste de São Paulo alcançaram marcas acima de 34°C. Na Região Sul, as maiores temperaturas foram observadas no nordeste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul, atingindo 35°C. Na primeira metade de março, volumes de chuva acima de 100 mm foram registrados no centro-norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul do Paraná e leste da Argentina, superando a média para essas regiões.

“As próximas duas semanas devem ser de boas chuvas sobre a maior parte do Brasil. O outono teve início no último dia 20 e deve ser de temperaturas acima da média em todo país. A chance de uma La Niña alterar o regime de chuvas durante o segundo semestre no Brasil é de 62%, de acordo com a mais recente atualização da NOAA”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.