CI

Mercado livre de gás natural avança em Santa Catarina

O modelo de mercado livre de gás natural em Santa Catarina está regulamentado


Empresa contratou o fornecimento de gás natural da BLUESHIFT Gás & Energia Empresa contratou o fornecimento de gás natural da BLUESHIFT Gás & Energia - Foto: Pixabay

O comércio de gás natural no Brasil tem se desenvolvido significativamente. Em 2023, a produção atingiu um recorde de 150 milhões de m³/dia, 9% a mais que em 2022, resultando em uma redução de 20% na importação do insumo. A UTE Trombudo, em Santa Catarina, destaca-se como a primeira usina termoelétrica a gás natural do estado e pioneira no mercado livre de gás natural no sul do Brasil.

A empresa contratou o fornecimento de gás natural da BLUESHIFT Gás & Energia para participar do leilão de reserva de capacidade em dezembro de 2021, e em seguida contratou o uso do gasoduto da SCGÁS na modalidade termelétrica livre. A Spirit Energia, especializada em consultoria no mercado de energia, auxiliou no cadastramento e participação no leilão. 

Uberto Sprung Neto, CEO da Spirit, afirmou que a empresa já presta serviços de gestão para a UTE Trombudo e de energia para a BLUESHIFT, responsável pelo desenvolvimento da usina em Trombudo Central. A SCGás construirá um gasoduto de 1,5 km até a UTE Trombudo, com operação prevista para 2026, e a usina pagará uma tarifa de uso do sistema de distribuição, aprovada pela ARESC.

O modelo de mercado livre de gás natural em Santa Catarina está regulamentado desde 2019, permitindo que consumidores contratem diretamente o fornecimento e transporte de gás. Isso oferece liberdade de escolha, customização de contratos e eficiência energética, reduzindo custos operacionais e aumentando a competitividade e sustentabilidade, segundo Uberto Sprung Neto. 

Inspirado no mercado livre de energia, o sistema promove um mercado dinâmico e competitivo, com potencial para reduzir preços e fomentar o desenvolvimento econômico. A resolução nº 136 da ARESC permite que apenas empresas que consomem mais de 10 mil m³/dia migrem para este mercado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.