Paraná mantém laranja como fruta mais cultivada
Banana, laranja, maçã e uva dominam produção

Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado na quinta-feira (14) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a fruticultura apresenta grande diversidade, mas a produção se concentra em algumas espécies no cenário mundial, nacional e estadual.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aponta 39 espécies de frutas frescas, nozes e castanhas cultivadas no mundo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera 24 espécies na Pesquisa Agrícola Municipal e 34 no Censo Agropecuário. Já o Deral acompanha anualmente 37 frutícolas.
De acordo com o levantamento, as cinco frutas mais produzidas no mundo são banana, melancia, maçã, uva e laranja. No Brasil, lideram a produção laranja, banana, abacaxi, coco e melancia. No Paraná, as principais são laranja, banana, tangerina, melancia e uva. “A maçã aparece em décimo lugar tanto no ranking nacional quanto no estadual”, destacou o boletim.
Em 2023, a área global destinada ao cultivo de frutas somou 104 milhões de hectares, com produção de 1 bilhão de toneladas. No Brasil, foram 3,1 milhões de hectares e colheita de 44,9 milhões de toneladas. No Paraná, 54 mil hectares de pomares resultaram em 1,4 milhão de toneladas.
Somadas, banana, laranja, maçã e uva representam 40% da produção mundial, 52% da nacional e 68% da estadual. O Deral ressaltou que esses números evidenciam a importância de ampliar o consumo de outras frutas. “É necessário diversificar a produção e criar hábitos alimentares saudáveis, priorizando frutas da estação e experimentando novos núcleos, texturas e sabores”, afirmou o órgão.