CI

Safra de trigo de inverno avança acima da média nos EUA

Cevada e aveia superam ritmo médio



Foto: Canva

De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (20) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 64% da safra de trigo de inverno do país estava semeada até o final da última semana. O índice representa um avanço de 6 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos, mas está 3 pontos abaixo do mesmo período do ano passado.

Ainda segundo o boletim, até 18 de maio, 52% da safra de trigo de inverno foi classificada em condições de boas a excelentes. O dado representa uma leve queda de 2 pontos percentuais em comparação com a semana anterior, embora esteja 3 pontos acima da média de 2024. No Kansas, maior estado produtor da cultura, 49% da safra apresentou avaliação positiva.

Em relação aos demais grãos pequenos, o plantio da aveia alcançou 91% da área prevista, superando tanto o ritmo do ano anterior quanto a média quinquenal. Segundo o USDA, “todos os estados, com exceção de Nebraska, apresentaram progresso acima da média no plantio da cultura”. Até o dia 18 de maio, 71% da safra havia emergido, e metade foi classificada em boas a excelentes condições. Apesar disso, o índice ainda está 14 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.

A cevada, por sua vez, foi semeada em 75% da área estimada, desempenho considerado próximo ao do ano passado, mas 3 pontos acima da média quinquenal. Até o dia 18, 45% da safra já havia emergido, repetindo o ritmo de 2024 e superando em 3 pontos a média de cinco anos. Quatro dos cinco estados analisados apresentaram avanço igual ou superior à média.

O trigo de primavera também mostrou desempenho superior à média, com 82% da área já plantada, superando em 6 pontos percentuais o resultado de 2024 e em 17 pontos a média quinquenal. O ritmo foi mais acelerado em Dakota do Sul e Idaho, onde 99% da área já está semeada. Em relação à emergência da cultura, 45% das lavouras já haviam emergido, 5 pontos acima do ano anterior.

No grupo de outras culturas, o amendoim teve 51% da área cultivada até 18 de maio. O índice está um ponto percentual abaixo de 2024, mas à frente da média de cinco anos. A Virgínia lidera o plantio, com 70% da área semeada. A beterraba já foi completamente plantada no país, três pontos acima do ano anterior e 19 pontos acima da média quinquenal.

A semeadura do girassol também avançou. Até o fim da semana, 13% da safra havia sido plantada, 4 pontos acima de 2024 e 7 pontos acima da média de cinco anos. Dakota do Norte se destacou, com 19% da área semeada — 11 pontos à frente da média histórica do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.