CI

China busca desenvolvimento econômico mais qualitativo

Observa-se uma integração mais ampla de políticas econômicas e sociais na China


Observa-se uma integração mais ampla de políticas econômicas e sociais na China Observa-se uma integração mais ampla de políticas econômicas e sociais na China - Foto: Pixabay

Desde 2020, a China vem adotando uma abordagem mais criteriosa em relação ao seu desenvolvimento econômico, priorizando a qualidade sobre as metas de crescimento acelerado que a caracterizaram no passado recente. Esse redirecionamento foi discutido por analistas de diversos países durante o webinar "Decifrando os Planos de Pequim: expectativas para a Economia Chinesa em 2024", promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) em colaboração com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) em 26 de março.

Observa-se uma integração mais ampla de políticas econômicas e sociais na China, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento equilibrado e sustentável. Este redirecionamento estratégico é evidenciado pelo compromisso chinês com a inovação e uma abordagem de oferta, destacando-se a busca por uma alocação eficiente de recursos e a implementação de reformas estruturais. Essas medidas são especialmente direcionadas para indústrias estratégicas e tecnologias futuras, visando fortalecer a competitividade do país e assegurar sua resiliência econômica a longo prazo.

Larissa Wachholz, Senior Fellow do CEBRI e Sócia da Vallya, destaca o vasto potencial do Brasil para atrair investimentos provenientes da China, especialmente nos setores de energias limpas, fertilizantes e aço sustentável. Ao ressaltar essas oportunidades, ela também aponta para a possibilidade de o Brasil se consolidar como um líder global em tecnologias verdes. Essa perspectiva não apenas evidencia a crescente sinergia entre os dois países, mas também sugere um cenário propício para o fortalecimento das parcerias econômicas bilaterais.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.