CI

Rebanhos estáveis, pastagens perdem qualidade

Queda de temperatura impacta pastagens no RS



Foto: Canva

A bovinocultura de corte no Rio Grande do Sul manteve estabilidade nas condições dos rebanhos ao longo da última semana, segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quarta-feira (30) pela Emater/RS-Ascar. As temperaturas mais amenas favoreceram o conforto térmico dos animais, embora tenha havido redução na qualidade das pastagens nativas.

“A condição corporal dos rebanhos segue adequada, e os manejos sanitários estão sendo realizados normalmente”, informou a Emater. Animais em confinamento têm sido suplementados com volumosos conservados, como silagens e feno.

Na região administrativa de Bagé, o rebanho se mantém com base alimentar em campo nativo, complementado por áreas menores de pastagens perenes e anuais de verão implantadas tardiamente. As temperaturas elevadas ainda contribuem para algum crescimento vegetativo, segundo os técnicos locais.

Em Caxias do Sul, a saúde dos bovinos é considerada normal, com controle contínuo de endo e ectoparasitas. Já na região de Erechim, os rebanhos começam a sentir os efeitos da queda das temperaturas, o que compromete o rebrote das pastagens nativas e de verão e reduz a disponibilidade de forragem.

Frederico Westphalen registrou desconforto térmico nos rebanhos nas semanas anteriores devido ao calor excessivo. A situação foi parcialmente revertida com o retorno das chuvas e a queda nas temperaturas.

Em Passo Fundo, o destaque foi para o encerramento do controle de carrapatos, bernes, bicheiras e mosca-dos-chifres. No entanto, a irregularidade e o baixo volume de chuvas têm reduzido a oferta de água para os animais na região.

Na região de Pelotas, foi observada uma maior oferta de terneiros(as) no mercado. “Há grande procura por vacas para invernar, especialmente em áreas que antes eram ocupadas por lavouras de soja”, aponta o boletim da Emater.

Na regional de Porto Alegre, poucas áreas de resteva de soja foram liberadas para o pastoreio. A liberação depende do desenvolvimento das pastagens de azevém, que ainda se encontram em fase inicial.

Em Santa Maria, as chuvas das últimas semanas favoreceram o crescimento das pastagens e aumentaram a oferta de pasto verde. Santa Rosa registrou movimentação no manejo, com marcação de terneiros, vacinação de animais jovens e aplicação de carrapaticidas.

Na região de Soledade, as chuvas recentes beneficiaram tanto as pastagens de verão quanto as de inverno. Técnicos da Emater destacam o bom estabelecimento do azevém, impulsionado pela ressemeadura natural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.