CI

Os bancos estão enganados sobre o agro?

“O que está em jogo não é a realidade do campo, mas sim uma construção"



“O que está em jogo não é a realidade do campo, mas sim uma construção" “O que está em jogo não é a realidade do campo, mas sim uma construção" - Foto: Divulgação

O agronegócio brasileiro segue sólido e resiliente, apesar de manchetes recentes que sugerem o contrário, Segundo Octaciano Neto. De acordo com o fundador da Zera.Ag, os dados mostram que o setor mantém sua força e estabilidade mesmo em meio a narrativas alarmistas sobre inadimplência.

“O agro não teve crise. Não tem crise. E não terá crise. O agro é o setor mais resiliente da economia brasileira. Tenho visto o Banco do Brasil insistir na narrativa de uma crise no agronegócio para justificar a queda no seu lucro líquido e consequentemente em seu ROE. Mas os dados contam outra história”, comenta.

Segundo ele, os números mostram que o Banco do Brasil teria insistido em uma narrativa de crise no agro para justificar a queda de seu lucro líquido e do ROE, mas o analista afirma que a realidade é diferente. Nesse sentido, Neto explica que, dentro do próprio BB, a inadimplência do crédito rural é menor do que nas carteiras de pessoa física e jurídica, e bancos privados, como Itaú e Bradesco, também apresentam carteiras equilibradas. Um relatório recente da FEBRABAN aponta que a inadimplência no crédito rural com recursos obrigatórios para pessoas físicas ficou em apenas 1,46% em abril de 2025, próximo aos 1,18% registrados nos Estados Unidos no primeiro trimestre do ano.

“O que está em jogo não é a realidade do campo, mas sim uma construção de narrativa para desviar a atenção de problemas dentro do Banco do Brasil. Me surpreende que parte da imprensa adote essa versão sem o devido contraponto. O resultado é uma percepção distorcida, que tenta colocar no agro uma culpa que não existe. O agro brasileiro segue sólido. Assim como a torcida para que o agro vá mal também segue firme. Mas venceremos. Como sempre!!”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.