CI

Parceria testa sistemas para recuperar pastagens degradadas

O contrato de parceria será assinado na próxima quarta-feira



Foto: Divulgação / UFRA Belém

Uma Unidade de Referência Tecnológica para recuperação de pastagens degradadas será implementada pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Baldan Implementos Agrícolas. As empresas vão avaliar e demonstrar diferentes sistemas produtivos para conversão de pastagens degradadas, utilizando a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), na região de transição dos biomas Mata Atlântica-Cerrado.

O contrato de parceria será assinado na próxima quarta-feira, dia 27 de agosto, durante o evento técnico O Futuro da Pecuária Sustentável, que vai celebrar os 50 anos do centro de pesquisa. 

A iniciativa vai ao encontro do Programa Caminho Verde, liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que pretende converter cerca de 40 milhões de hectares degradados em áreas sustentáveis. 

O local do experimento, com diferentes possibilidades tecnológicas, servirá para pesquisas e como vitrine para visitas de técnicos, produtores e estudantes, além de capacitações. A ideia da Embrapa e da Baldan é estimular a adoção de uma pecuária mais sustentável, com a apresentação para o setor agropecuário de informações e resultados que indiquem a viabilidade de conciliar impactos econômicos, sociais e ambientais. 

Serão usadas diferentes estratégias conservacionistas na URT para promover o sequestro de carbono, a mitigação de emissões de gases de efeito estufa pela atividade pecuária e uso eficiente dos recursos naturais, como plantio direto e ILP, alinhadas às diretrizes da FAO e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Estes sistemas, quando comparados aos métodos extensivos, vão resultar em modelos sustentáveis de conversão de pastagens de baixa produtividade. A situação atual exige diferentes estratégias para otimização de investimentos e ganho de competitividade dos produtores conforme os condicionantes regionais e as características de suas propriedades", ressalta o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo.

Para o CEO da Baldan, Fernando Capra, estar ao lado da Embrapa nesse projeto, que une pesquisa e prática de campo, é estratégico. “Acreditamos que a ciência, quando conectada com a indústria e o produtor rural, gera soluções que transformam a agricultura brasileira. Para a Baldan, esse projeto faz parte do nosso propósito como empresa de desenvolver o agronegócio brasileiro e está alinhado com a política pública de renovação de pastagens degradadas. Nosso papel é apoiar e viabilizar essa inovação com a força da nossa experiência e a presença consolidada da Baldan em todas as regiões do Brasil”, destaca Fernando Capra.

Experimento

A Unidade de Referência será implantada em área de 50 hectares na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). Serão cinco sistemas produtivos, a partir de uma pastagem extensiva de baixa produtividade: Sistema 1 - pasto extensivo, sem manejo (testemunha); Sistema 2 - pastagem melhorada (via adubação de cobertura e estratégias de manejo do pastejo); Sistema 3 - semeadura direta de guandu na pastagem extensiva (visando recuperação da gramínea, com a inserção de uma espécie leguminosa); Sistema 4 - Consórcio Lavoura-Pastagem; Sistema 5 - Intensificação Lavouras-Pastagem com múltiplas espécies de forrageiras gramíneas e leguminosas. 

Os pesquisadores vão avaliar os bovinos em pastejo, ajustando a carga em função da oferta de forragem para cada sistema. Serão quantificadas variáveis como produtividades animal e vegetal, além de atributos físicos, químicos e biológicos do solo e pegada de carbono dos sistemas. Variáveis qualitativas, relacionadas a indicadores ambientais, econômicos e de eficiência de uso de nutrientes.

O período de execução será de 36 meses, a partir de agosto de 2025.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.