Preços da soja em alta no Mato Grosso
Alta em abril foram impulsionados pelo dólar e por prêmios positivos
No estado de Mato Grosso, os preços da soja registraram um aumento em abril de 2024 em comparação com março do mesmo ano, de acordo com dados do relatório semanal do Imea. Na última semana, o preço médio da oleaginosa fechou em R$ 108,77 por saca, refletindo um aumento de 3,90% em relação ao período anterior. Esse cenário foi influenciado pelo aumento de 2,74% no dólar em comparação com o mesmo período de março de 2024. Além disso, os prêmios correntes voltaram a ficar positivos nos últimos dias, uma situação não observada desde o início do ano de 2024, o que contribuiu para o aumento dos preços no estado.
Segundo o relatório, por outro lado, na semana passada, as cotações da soja em Chicago apresentaram uma queda de 2,89% em comparação com o mesmo período do mês anterior, atingindo uma média de US$ 11,63 por bushel. Essa desvalorização é atribuída ao início adiantado da semeadura da soja nos Estados Unidos e à perspectiva de uma maior oferta em relação à demanda no mercado internacional.
Daqui em diante, as cotações da soja na Bolsa de Chicago (CME-Group) serão influenciadas pela safra americana, o que pode contribuir para uma maior volatilidade nos preços da soja em Mato Grosso.