Menor oferta eleva preço do tomate na Serra Gaúcha
Clima reduz oferta e eleva preço do tomate

O preço do tomate tipo Longa Vida segue em alta na Ceasa Serra, passando de R$6,63 para R$6,67 por quilo na última semana. A elevação reflete a redução da oferta em todas as regiões produtoras, segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quarta-feira (30) pela Emater/RS-Ascar.
Na região administrativa de Caxias do Sul, as temperaturas mais amenas e o menor fotoperíodo têm provocado paralisação no desenvolvimento das plantas em fase de frutificação, resultando em menor produção. “As lavouras implantadas em estufa tendem a produzir mais, mas a produção também se reduz em épocas de dias mais curtos e temperaturas mais baixas”, informa o boletim.
A qualidade dos frutos, no entanto, tem sido considerada muito boa, favorecida pelas condições ambientais registradas até o momento. As chuvas do início de abril contribuíram para o desenvolvimento adequado das lavouras e elevaram os níveis dos reservatórios usados para irrigação. “Entretanto, a ausência de chuvas mais intensas nos últimos períodos tem preocupado os produtores”, alerta a Emater.
A expectativa do setor é de que a oferta siga limitada enquanto persistirem as condições climáticas menos favoráveis, o que pode sustentar os preços elevados no mercado regional.