CI

Esmagamento de soja em Mato Grosso bate recorde

Ao analisar o acumulado do ano até março, os dados continuam impressionantes, com um esmagamento totalizando 3,13 milhões de toneladas, o que representa um aumento substancial de 11,21%


 Os números revelam que o volume processado atingiu a marca de 1,15 milhão de toneladas da oleaginosa no estado Os números revelam que o volume processado atingiu a marca de 1,15 milhão de toneladas da oleaginosa no estado - Foto: Leonardo Gottems

O mês de março registrou um marco para a indústria de esmagamento de soja em Mato Grosso, com um novo recorde atingido, conforme aponta o relatório mais recente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Os números revelam que o volume processado atingiu a marca de 1,15 milhão de toneladas da oleaginosa no estado, representando um aumento de 10,31% em relação ao mês anterior e de 10,97% comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao analisar o acumulado do ano até março, os dados continuam impressionantes, com um esmagamento totalizando 3,13 milhões de toneladas, o que representa um aumento substancial de 11,21% em relação ao mesmo período de 2023.

Esse cenário positivo é atribuído principalmente à expansão da capacidade estática das indústrias e à abertura de novas processadoras. Além disso, a crescente demanda por subprodutos, especialmente o farelo destinado à exportação e o óleo para o consumo interno, tem impulsionado o ritmo das indústrias neste ano.

No entanto, apesar do volume significativo processado no mês, é importante notar que a margem bruta das indústrias apresentou um recuo de 36,76% em relação ao mês anterior, estimada em R$ 304,88 por tonelada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.