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Presidente do Sebrae vê tarifa dos EUA como chance de fortalecer economia brasileira

De acordo com o presidente do Sebrae, o momento não deve ser encarado com pessimismo



Foto: Pixabay

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o presidente do Sebrae, Décio Lima, avaliou a medida como uma oportunidade estratégica para o Brasil. Em artigo divulgado nesta semana, Décio afirmou que a taxação pode impulsionar o país a buscar novos mercados e fortalecer a sua própria economia, especialmente por meio dos pequenos negócios.

De acordo com o presidente do Sebrae, o momento não deve ser encarado com pessimismo. Para ele, o chamado “tarifaço” é um sinal de alerta que pode provocar um movimento de valorização da capacidade produtiva nacional. “O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil — é um despertar. O Brasil é gigante, tem riqueza, povo empreendedor e vocação global. Chegou a hora de agir com patriotismo e coragem”, declarou.

Segundo Lima, a resposta brasileira deve vir em forma de união e atitude. “Essa narrativa de taxação não pode nos arrastar para um ciclo de pessimismo. Temos tudo para crescer, incluindo nossas cadeias produtivas, e conquistar novos territórios comerciais nesta economia globalizada”, destacou.

Em sua análise, o presidente do Sebrae defende que os impactos da medida norte-americana podem ser mais sentidos nos próprios Estados Unidos. No Brasil, ele acredita que a medida reforça o sentimento de patriotismo e confiança interna. “Não precisamos ser submissos. Vamos mostrar ao mundo o tamanho que temos. Não somos um país pequeno ou de terceiro mundo”, disse.

O bom desempenho da economia brasileira reforça essa avaliação, com destaque para os pequenos negócios. Até agora, mais de 2,6 milhões de CNPJs já foram abertos em 2025, e as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 60% dos empregos formais gerados no país.

Décio Lima também ressaltou o potencial da criatividade brasileira e a diversidade dos biomas nacionais como diferenciais estratégicos. “O que está faltando é acreditarmos em nós. Temos uma produção extraordinária, uma pulverização econômica potente e um povo com espírito empreendedor incomparável”, concluiu.

Crescimento das exportações

Dados do Sebrae revelam que os pequenos negócios estão cada vez mais presentes no mercado internacional. Atualmente, 68% das exportações do setor têm como destino as Américas, sendo 28% para a América do Sul, 24% para a América do Norte e 7% para a América Central e o Caribe.

Nos últimos 10 anos, o número de empreendedores brasileiros exportando aumentou 120%, enquanto médias e grandes empresas cresceram 29% no mesmo período. Hoje, os pequenos negócios representam 41% do total de empresas exportadoras do Brasil, movimentando cerca de 0,9% do valor financeiro exportado.

O levantamento também mostra que o valor das exportações das micro e pequenas empresas teve alta de 152% na última década. Em 2023, esse segmento movimentou US$ 2,8 bilhões — o terceiro melhor desempenho histórico, atrás apenas dos anos de 2021 e 2022.

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