CI

Por que os preços da soja disparam?

Movimento resultou em uma elevação nos prêmios de exportação


Os preços da soja em grão registraram uma alta no mercado interno Os preços da soja em grão registraram uma alta no mercado interno - Foto: Expodireto Cotrijal

A demanda crescente por soja, especialmente no mercado internacional, impulsionou as negociações no Brasil na última semana, de acordo com dados do Cepea. Este movimento resultou em uma elevação nos prêmios de exportação, atingindo patamares positivos pela primeira vez em oito meses. Os especialistas do Cepea observam que a valorização do dólar em relação ao Real tornou as commodities brasileiras ainda mais atrativas para os importadores estrangeiros.

Os preços da soja em grão registraram uma alta no mercado interno, influenciada não apenas pela demanda externa, mas também por indicadores de menor produção nacional. Entre a primeira estimativa da Conab para a safra 2023/24, divulgada em outubro de 2023, e a mais recente, deste mês, houve um corte de 15,48 milhões de toneladas. Agora, a projeção é de 146,52 milhões de toneladas, representando uma redução de 5,2% em relação à safra anterior e 0,23% abaixo do previsto no último relatório, emitido em março.

Este cenário de aumento na demanda e redução na produção nacional coloca a soja brasileira em destaque no mercado global, consolidando sua posição como uma das principais commodities agrícolas do país. A valorização dos prêmios de exportação e a competitividade dos produtos brasileiros são tendências que prometem impulsionar ainda mais o setor nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.