Porto de Santos: Motor do comércio exterior
“A expansão do Porto de Santos é um divisor de águas"

De acordo com análise de Maurício Landwoigt de Oliveira, professor no Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e especialista em Gerenciamento de Projetos, a expansão do Porto de Santos representa um marco estratégico para o comércio exterior brasileiro. O projeto está alinhado às boas práticas do Guia PMI, especialmente nas áreas de Análise Profissional do Negócio e Gestão da Realização de Benefícios (Benefit Realization Management).
Atualmente, o Porto de Santos conta com nove terminais especializados na movimentação de cargas conteinerizadas, operados por grandes players como Embraport, DP World Santos e Santos Brasil. Essa estrutura é vital para o escoamento de commodities agrícolas e produtos industrializados. A modernização contínua dos terminais, baseada em práticas de Innovation Project Management, tem garantido maior eficiência operacional e fortalecido a competitividade do Brasil no cenário global.
O porto conecta o país às principais rotas internacionais, com destaque para exportações rumo à China, União Europeia e Estados Unidos, abrangendo produtos como soja, açúcar, café e carnes. No sentido inverso, chegam ao Brasil insumos como fertilizantes, máquinas e produtos químicos, principalmente da Rússia, Alemanha e China. Essa dinâmica consolida Santos como hub logístico indispensável para a economia nacional.
“A expansão do Porto de Santos é um divisor de águas para o comércio exterior brasileiro. A análise de negócios, realização de benefícios e gestão de riscos, o porto se consolida como motor essencial da economia nacional, conectando o Brasil aos mercados globais de forma eficiente e sustentável”, conclui.