CI

Curso ensina a reduzir gastos em algodoeiras

Qualificação gratuita é voltada à eficiência energética


Foto: Pixabay

Produzir mais com menor custo é uma meta de todo cotonicultor, e que se aplica a todas as etapas da produção, principalmente, nas algodoeiras e pivôs de irrigação. Por isso, desde março, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem fornecendo cursos e, na oportunidade, diagnósticos para as fazendas que buscam eficiência energética em seus processos. Até o momento, já foram 44 pessoas capacitadas, em seis fazendas, e o serviço é inteiramente gratuito, ofertado pelos profissionais do Centro de Treinamento da Abapa - Parceiros da Tecnologia.

“O CT fornece o curso de formação básica para trabalhadores que atuam como auxiliares de manutenção em serviços que envolvam a elétrica e a mecânica no segmento agroindustrial, e, junto com o curso, se for do interesse da fazenda, promovemos uma inspeção e análise estrutural, e apontamos as oportunidades de melhorias” explica o engenheiro de controle e automação, Jonas Fernandes, que é instrutor do CT. Ele diz, ainda, que este serviço é voltado não apenas para algodoeiras e pivôs, mas a todos os sistemas que envolvam acionamento de bombas e demais mecanismos com motores elétricos.

“No curso, abordamos as normas técnicas e todas as questões relativas à segurança nos processos produtivos, como o uso correto dos EPIs, dentre outros aspectos. Já na análise estrutural, avaliamos desde o aterramento até os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Tudo isso, num prazo de três dias, nos quais está contemplado o treinamento com 24 horas de duração”, afirma Fernandes.

Joselmo Fagundes é o gerente administrativo da FMP Algodoeira do Oeste, a primeira da região a receber o treinamento e passar pela análise de inspeção da Abapa. “O curso foi muito bom, porque garantiu a nossos profissionais do grupo de mecânicos um conhecimento teórico e prático, para embasar o que eles sabiam apenas empiricamente. Mas a análise de inspeção foi fundamental, pois nos apontou os nossos pontos fracos e falhas, e isso, quando direcionando para o nosso eletricista, vai nos ajudar a aprimorar os nossos procedimentos”, considera Fagundes.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, este benefício para o cotonicultor está totalmente alinhado com a missão da associação “que é defender o interesse dos produtores de algodão da Bahia e fomentar o desenvolvimento da cotonicultura baiana e brasileira. Isso é feito sem que o interessado precise realizar gastos extras, graças aos recursos do Instituto Brasileiro do Algodão, o IBA”, explica Bergamaschi, ressaltando que a inspeção não invalida as eventuais auditorias que o produtor já tenha contratado. “É algo a ser somado, numa perspectiva diferente. Nas fazendas que já atendemos, o diagnóstico tem ajudado a apontar divergências e, consequentemente, a evitar perdas em eletricidade”, concluiu. Os interessados no serviço devem procurar o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, pelo telefone (77) 3639-6832 ou pelo e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.