CI

Trigo do Canadá impulsiona oferta global e pressiona mercado internacional

USDA estima que a produção canadense crescerá 2% em 2025/26



Foto: Canva

O mercado internacional do trigo segue estável, mas com tendência de recuo diante da expansão da oferta em países-chave. Segundo a Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário - CEEMA, o preço do trigo na Bolsa de Chicago ficou em US$ 5,13/bushel na quinta-feira (08/05), levemente abaixo dos US$ 5,19 registrados na semana anterior.

Nos Estados Unidos, o plantio do trigo de primavera avançou rapidamente e atingiu 44% da área esperada até 04 de maio, acima da média histórica de 34%. As condições do trigo de inverno também são relativamente positivas: 51% das lavouras estavam classificadas entre boas a excelentes.

O destaque da semana ficou por conta do Canadá. O USDA estima que a produção canadense crescerá 2% em 2025/26, atingindo 35,6 milhões de toneladas. A área plantada deve subir 2,6%, com destaque para o trigo de primavera, cuja área aumentará em 193.000 hectares. Essa pode ser a maior produção do país desde a safra histórica de 2013/14.

Com isso, espera-se que as exportações canadenses de trigo também cresçam 2% em relação ao recorde anterior de 26 milhões de toneladas. O aumento da disponibilidade global tende a exercer pressão sobre os preços internacionais do cereal.

Ainda de acordo com a CEEMA, o cenário doméstico nos países importadores e o câmbio continuarão influenciando as tendências nos próximos meses. No Brasil, a moagem cresceu 3% em 2024, com 50% do trigo vindo do exterior. Para os próximos meses, o comportamento dos grandes exportadores e as condições climáticas nas principais regiões produtoras do hemisfério norte serão decisivos para a formação dos preços internacionais do trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.