CI

EUA: tempestades e neve tardia atrapalham o plantio

Plantio em 3% do milho, 5% do algodão e nada de soja por enquanto


Tempestades e neve tardia atrasam as operações de preparo do solo nos EUA Tempestades e neve tardia atrasam as operações de preparo do solo nos EUA - Foto: USDA

Segundo o boletim de monitoramento de clima e agricultura do nos EUA realizado pelo USDA, os preparativos para o plantio foram interrompidos devido ao avanço de um sistema de tempestades que varreu o país na última semana. As chuvas intensas, neve tardia e ventos fortes impediram os trabalhos de preparo do solo e semeadura, com apenas 3% do trigo, 5% do algodão e nenhuma soja plantada até o momento.

Um sistema de tempestades extenso e lento emergiu do Oeste americano, cruzando as planícies centrais antes de se voltar para o nordeste, deslocando-se da região próxima ao Lago Michigan até a costa norte do Atlântico. Associados a essa tempestade, diversos riscos climáticos foram registrados, incluindo um “surto” de tempo severo no início de abril em partes do Sul, Leste e baixo Meio-Oeste dos EUA. Este episódio extremo envolveu várias dezenas de tornados, segundo relatórios preliminares, atingindo estados como Illinois, Indiana e Ohio.

Além disso, chuvas intensas marcaram presença desde o Meio-Oeste até o meio do Atlântico, com acumulados variando entre os 50 a 100 mm em muitas localidades, o que provocou atrasos nos trabalhos de preparo do solo para o plantio e gerou bolsões de enchentes.

Em contraste, apenas chuvas esparsas e trovoadas foram observadas no Sudeste, enquanto o clima se manteve predominantemente seco por vários dias nas Planícies.

No entanto, o cenário mudou no final da semana quando o tempo instável retornou ao Oeste, com ventos intensos e chuvas, alcançando as Planícies até o dia 6 de abril. Além disso, neve tardia afetou partes das planícies do norte, enquanto ventos fortes formam tempestades de poeira nas planícies do sul.

Quanto às temperaturas, a semana registrou médias aproximadamente 3°C abaixo do normal em partes do centro e sul da Califórnia, no sul da Grande Bacia e no Sudoeste do Deserto. Em contraste, temperaturas médias pelo menos 5°C acima do normal foram observadas em locais dispersos nas Planícies Altas, bem como em partes do quadrante sudeste da nação, do sul das Planícies até as Carolinas.

Veja o andamento nas lavoura até o dia 7 de abril

Milho: 3% da safra nacional de milho está plantada, igual ao ano passado, mas 1 ponto percentual à frente da média dos últimos 5 anos. O Texas estava mais avançado no progresso do plantio, com 59%.

Trigo de Inverno: 6% da safra nacional de trigo de inverno estava espigada, 1 ponto percentual atrás do ano passado, mas 1 ponto percentual à frente da média dos últimos 5 anos. Pelo menos, 56% da safra de trigo de inverno de 2024 foi relatada em condição boa a excelente, inalterada em relação à semana anterior, mas 29 pontos percentuais acima do ano passado. No Kansas, o estado que mais produz trigo de inverno, 49% da safra de trigo de inverno foi classificada em condição boa a excelente.

Algodão: Em todo o país, 5% da safra de algodão foi plantada, igual ao ano anterior, mas 1 ponto porcentual atrás da média dos últimos 5 anos. Arizona e Texas tinham as maiores porcentagens de área plantada, com 16% e 8% plantados, respectivamente.

Arroz: 23% já foi semeado com a área plantada de arroz em 2024, 2% à frente do ano anterior e 5 pontos percentuais à frente da média dos últimos 5 anos. Louisiana e Texas tinham as maiores porcentagens de área plantada, com 66 % e 50 % plantados, respectivamente. Ao menos 11% da área de arroz do país havia emergido, 1 ponto percentual atrás do ano passado, mas 1 ponto percentual à frente da média dos últimos 5 anos.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.