CI

Milho: colheita avança em ritmo desigual pelo Brasil

Ritmo da colheita varia em diferentes regiões do Brasil devido à umidade, foco na soja e condições climáticas


Colheita do milho primeira safra em andamento no Brasil, com ritmo variado entre as regiões Colheita do milho primeira safra em andamento no Brasil, com ritmo variado entre as regiões - Foto: USDA

Em recente boletim divulgado pela Conab, a colheita do milho primeira safra no Brasil está avançando em ritmo desigual, com variações significativas entre as diferentes regiões. Fatores como chuvas, pragas e condições climáticas influenciam o andamento das atividades no campo.

Em Minas Gerais, a colheita do milho primeira safra procede de forma lenta devido à necessidade de redução da umidade nos grãos.

No Rio Grande do Sul, a atenção dos produtores tem sido mais voltada para a colheita da soja, o que tem afetado o ritmo da colheita do milho na região. As condições climáticas têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das lavouras. Por exemplo, as chuvas recentes beneficiam especialmente as lavouras de milho semeadas mais tarde, contribuindo para um desenvolvimento mais favorável.

Em contrapartida, no Paraná, as chuvas foram responsáveis por paralisações na colheita, impactando o calendário agrícola.

A incidência de pragas, como a alta presença de lagartas no Piauí, não impediu que as lavouras apresentassem bom desenvolvimento. 

Em Santa Catarina, por outro lado, o clima ensolarado e as altas temperaturas anteciparam a maturação dos grãos, um fator que pode influenciar tanto na qualidade quanto no timing da colheita.

No Maranhão e na Bahia, as lavouras de milho primeira safra estão em boas condições, com destaque para as boas produtividades observadas no Extremo-Oeste e Centro-Norte da Bahia. 

Goiás também mostra um cenário positivo, com a maioria das lavouras já em fase de maturação e a colheita ocorrendo de maneira pontual.

No Pará, a colheita tem avançado bem e as produtividades reportadas são favoráveis.

PROGRESSO DA SAFRA.
Semana de 08 a 14 de abril de 2024.


Fonte: Conab

Mais da metade do milho já foi colhido no país, com a outra metade em estádios avançados de maturação e enchimento de grãos. No entanto, pelo menos 14,6% das lavouras ainda estão em enchimento de grãos e outros 3,1% ainda em floração, dependendo fortemente das condições de clima mais adequadas.

Os dados divulgados pela Conab indicam o avanço de 1.9% à frente da semana passada (de 51% para 52,9%) mas ainda há variações significativas quando comparada com o mesmo período da safra anterior, mostrando atrasos em estados chave como Bahia e Goiás.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo

Progresso da Colheita

  • Maranhão: Sem avanço nesta semana (0.0%), semelhante ao ano anterior (3.0%).
  • Piauí: Estagnado em 0.0%, sem mudanças em relação à semana passada ou ao ano anterior.
  • Bahia: Avanço de 4.8% nesta semana (de 15.2% para 20.0%), significativamente abaixo dos 54.0% da safra anterior.
  • Goiás: Sem variação nesta semana (1.0%), bem abaixo dos 5.0% do mesmo período do ano passado.
  • Minas Gerais: Aumento de 4.0% nesta semana (de 43.0% para 47.0%), mas ainda abaixo dos 56.0% da safra passada.
  • São Paulo: Próximo da finalização com um avanço de 3.0% (de 95.0% para 98.0%), quase alcançando os 99.0% da safra anterior.
  • Paraná: Ligeiro avanço de 1.0% (de 94.0% para 95.0%), próximo dos 78.0% da safra anterior.
  • Santa Catarina: Avanço de 4.0% (de 83.0% para 87.0%), acima dos 76.0% do mesmo período no ano passado.
  • Rio Grande do Sul: Sem variação nesta semana (82.0%), igual aos 82.0% da safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.