CI

Andav oficializa Novo Conselho Diretor em Cerimônia com autoridades em Brasília

Deputados e Senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária destacaram a importância da Associação para o agronegócio e sua recente filiação ao Instituto Pensar Agropecuária


Foto: Andav

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) realizou na noite a última terça-feira (12/03) a cerimônia de posse do novo Conselho Diretor para o biênio 2024/2025. O evento contou com a presença de deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) marcando um novo momento da Andav como entidade membro no Instituto Pensar Agropecuária (IPA), responsável por levantar agendas de debates e questões relacionadas ao setor produtivo, ligado à FPA.

O Presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion, deu as boas-vindas à Andav no dia a dia do IPA e da Frente Parlamentar Agropecuária. “Vocês podem ter em nós, 350 parlamentares que formam a FPA, confiança, tranquilidade e a certeza que dedicamos nossas vidas e nossos mandatos por defender os interesses do nosso setor”, afirmou, destacando, ainda, o cenário desafiador pelo qual passa o agronegócio brasileiro. “Nosso grande legado é fazer o Brasil real, do interior, circular mercadorias e dinheiro. Fazer com que o comércio seja pujante e que as coisas funcionem, e vocês, da distribuição, estão diretamente ligados a isso.”, finalizou. Também participaram da mesa solene o senador José da Cruz Marinho e os deputados federais Alceu Moreira e Sérgio Souza, além de outros parlamentares e lideranças do setor, que marcaram presença na cerimônia de posse reconhecendo a relevante atuação da Andav em prol do agronegócio.

Em 33 anos de história, a Andav sempre teve forte presença em Brasília defendendo pautas importantes ligadas à distribuição de insumos no país, mas esta foi a primeira cerimônia de posse do Conselho Diretor realizada na capital federal. Composto por 37 diretores voluntários, o Conselho da Andav representa as empresas associadas, que hoje estão presentes em mais de 900 municípios do Brasil através das cerca de 3.200 empresas.

O sócio fundador da Agro Hara, José Hara, foi eleito como o novo presidente do Conselho Diretor, trazendo consigo uma intensa trajetória ligada ao setor. Ele já ocupou posições dentro do Conselho da Andav em gestões anteriores e sucede, na presidência, Oswaldo Abud, que agora passa a integrar o Conselho Fiscal da associação. “É com imenso orgulho que compartilho que sou um distribuidor de insumos agropecuários. Desempenhamos um papel fundamental na cadeia produtiva, conectando os produtores rurais com o que há de melhor em produtos, serviços, tecnologia e inovação. Uma nova missão nos foi confiada e seremos, mais do que nunca, a força que une a distribuição”, afirmou Hara em seu pronunciamento.

À frente da Presidência Executiva da Andav, Paulo Tiburcio comemora os resultados alcançados pela entidade através da união de esforços entre a Equipe Executiva e o Conselho Diretor. Nos últimos anos, a entidade dobrou o número de empresas associadas e hoje é referência mundial para as entidades de representação na distribuição de insumos agropecuários. A Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil é responsável por 48% de tudo o que chega às mãos do produtor rural, e as empresas associadas Andav registraram um faturamento de R$ 145,3 bilhões em 2022, segundo a 8ª Pesquisa Nacional Andav.

Em seu pronunciamento, Tiburcio deu um panorama sobre a relevância da Andav em defesa do setor e falou sobre o novo momento da entidade como associada ao IPA desde 1º de março deste ano e associada à Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) desde 2023, fortalecendo ainda mais a interlocução entre os elos da agropecuária brasileira. Destacou, ainda, uma novidade: o primeiro Fiagro da Andav. O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais é um fundo de investimento que capta recursos de investidores para aplicar em ativos do agronegócio, e a Andav lançou a novidade em parceria com a Terramagna, plataforma de financiamento para o agro com ampla atuação na distribuição de insumos no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.