CI

Colheita de feijão atinge 70% da área no Rio Grande do Sul

Região de Campos de Cima da Serra lidera a colheita da primeira safra


Foto: Pixabay

A colheita da primeira safra de feijão na região de maior produção do Rio Grande do Sul, os Campos de Cima da Serra, atingiu 15% da área cultivada, conforme aponta o mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (28/03). A maioria das lavouras encontra-se em fase de maturação, representando cerca de 60% do total.

No estado como um todo, a colheita já alcançou 70% da área cultivada, sendo que 20% dos feijões estão maduros e prontos para a colheita, enquanto 10% ainda estão em fase de enchimento de grãos. A área total cultivada é estimada em 25.264 hectares, com uma produtividade média estimada em 1.930 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a principal atividade realizada durante a semana foi a dessecação em preparação para a colheita. A expectativa é que a colheita se intensifique nos próximos dias e perdure até meados de abril. A cultura demonstra potencial elevado de rendimento, e a expectativa é que a média de produção se situe em torno de 2.400 kg/ha.

Entretanto, na região de Pelotas, onde a fase final da safra está em curso, as precipitações ocorridas em 20 e 21/03 interromperam o processo de colheita, mesmo sendo realizada manualmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.