CI

Wine South America impulsiona negócios, conecta mercados e reforça protagonismo da Serra Gaúcha no setor vitivinícola

Feira reforçou a vocação internacional do setor vitivinícola brasileiro



Foto: Aline Merladete

A 5ª edição da Wine South America movimentou a cadeia do vinho nacional e internacional, consolidando-se como uma das maiores feiras do setor no Brasil. Realizada entre os dias 6 e 8 de setembro, em Bento Gonçalves (RS) — capital brasileira da uva e do vinho — o evento reuniu mais de 7 mil compradores e 430 marcas de 20 países, promovendo um volume estimado de R$ 100 milhões em negócios.

Com crescimento de 20% no número de expositores em relação à edição anterior, a feira reforçou a vocação internacional do setor vitivinícola brasileiro. Para o superintendente do Grupo Miolo, Adriano Miolo, a realização do evento na própria zona de produção tem um valor estratégico: “A Wine é uma feira internacional feita aqui na Serra. Isso atrai clientes de fora e do Brasil inteiro. Trouxemos lançamentos de vinhos brancos, espumantes e tintos especialmente para este público”.

A feira também marcou a presença da cooperativa Nova Aliança, que lançou a nova linha Nova Vinhos Espumantes. “Valorizamos o trabalho dos nossos cooperados e apresentamos uma marca que já nasce com 95 anos de tradição. O consumidor encontra qualidade máxima em cada garrafa”, afirma Heleno Facchin, CEO da vinícola.

Do exterior, o destaque ficou para a participação inédita do Wines of Portugal e da Região de Lisboa, que trouxeram mais de 25 vinícolas para a Serra Gaúcha. “Viemos para conhecer o trabalho feito no Brasil e apresentar nossos produtos. A troca de conhecimento é muito rica”, destacou Bruno Ferreira, da Adega de Azueira, em Lisboa. “O profissionalismo do setor no Sul do Brasil é impressionante. Há uma conexão crescente entre o velho e o novo mundo do vinho”, completou.

Além das degustações e lançamentos, a Wine South America foi palco de mais de 2 mil rodadas de negócios, com apoio de projetos como o Comprador Nacional e Internacional, que trouxe 200 top buyers de todos os estados do Brasil e de 12 países. A Itália, uma das maiores produtoras mundiais de vinho, teve presença recorde com 80 marcas, dobrando sua participação em relação ao ano anterior.

O evento também celebrou a resiliência dos produtores locais um ano após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Para o presidente do Sicredi, Marcos Balbinot, o apoio aos pequenos produtores foi uma escolha estratégica: “Temos o DNA da uva e do vinho. Participar da feira com nossos associados é potencializar o futuro da nossa região. Estamos celebrando um ciclo de superação e preparando o caminho para um novo momento de prosperidade”.

Realizada pela Milanez & Milaneze, do grupo italiano Veronafiere, a feira se consolida como um elo entre mercados, saberes e terroirs. A próxima edição já começa a ser desenhada com a expectativa de superar as marcas atuais e projetar ainda mais o vinho brasileiro no cenário mundial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.