CI

Agricultor deve investir em fertilizantes?

Índice aponta cenário favorável para agricultor investir em fertilizantes


Foto: Canva

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de março de 2024 alcançou o valor de 1,02, conforme divulgado pela Mosaic Fertilizantes. Este resultado representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 1% em comparação com o mês anterior, destacando uma tendência positiva para o poder de compra dos fertilizantes e reforçando o potencial de crescimento contínuo no setor agrícola.

Segundo dados da Mosaic Fertilizantes, durante o mês de março, enquanto a média de preços das commodities agrícolas diminuiu em 0,6%, os fertilizantes registraram um modesto aumento de 1,5%, refletindo as dinâmicas de mercado que estão incorporadas no cálculo do índice. No cenário das commodities durante março houveram variações. A soja se destacou com uma recuperação de aproximadamente 2%, em resposta às projeções de redução na produção brasileira, conforme relatado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Por outro lado, o milho registrou a maior queda, com uma diminuição de cerca de 3%, impulsionada pelo aumento da área plantada na safrinha, o que gerou perspectivas mais otimistas para a produção.

No que diz respeito aos fertilizantes, foi verificado um aumento médio de preços de 1,5%, apesar de o Brasil apresentar os menores preços do mundo nesse segmento. Destacam a recuperação de cerca de 6% no MOP, um aumento de 1,5% no SSP e de 1% no MAP, enquanto a ureia registrou uma queda de quase 5%.

O câmbio permaneceu estável em relação ao mês anterior, refletindo uma reação mais positiva em meio a um cenário global de menor risco, apesar da continuidade dos conflitos geopolíticos. Como resultado, houve uma leve variação do dólar para baixo, que continuou praticamente estável.

Os investidores estão atentos ao encerramento do plantio da safrinha no Brasil e às divulgações do USDA sobre os planos de plantio nos Estados Unidos, que já estão influenciando o mercado com previsões de uma safra de soja maior em comparação com o ano anterior e uma safra de milho menor.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas, considerando as principais lavouras brasileiras, como soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia 

*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA. 

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Ureia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita). 

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão. 

*****Dados referentes a março/2024.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.