CI

África do Sul abre mercado para pescados

País africano importou mais de US$ 558 milhões em produtos do agro brasileiro em 2023


Foto: Depositphotos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, na última sexta-feira (1º), que as autoridades sanitárias da África do Sul aprovaram um certificado internacional para a importação de pescados de cultivo e seus derivados do Brasil.

Segundo informações do Mapa, este é o 17º mercado aberto somente neste ano, refletindo a diversificação das exportações brasileiras. Em 2023, a África do Sul já havia aberto dois mercados para produtos do agronegócio brasileiro, incluindo pet chews (alimentos mastigáveis para pets) e subprodutos de origem animal para alimentação de animais.

No ano passado, as importações da África do Sul provenientes do agronegócio brasileiro ultrapassaram US$ 558 milhões. Carnes, madeira, produtos florestais e o complexo sucroalcooleiro representaram 60% do total comercializado.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, enfatizou a importância desse avanço: “Estamos continuamente ampliando nossas exportações para os países africanos e planejamos realizar missões ainda este ano para intensificar a cooperação e o comércio entre as nações. Isso reafirma o compromisso do Brasil em fortalecer os laços econômicos e culturais com este importante continente”.

A expansão das exportações para mais um mercado internacional é resultado do trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacando o esforço do Brasil em promover o comércio internacional e estreitar os laços diplomáticos com parceiros estratégicos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.